domingo, 13 de junho de 2010

Descrição da Actividade
"Escrever em interacção a partir da leitura"
Já não é de agora que eu pretendo que os meus alunos escrevam melhor. Para isso, ao longo dos anos tenho vindo a realizar inúmeros trabalhos para concretizar o meu sonho. Desde fichas de leitura, resumos, trabalhos voluntários, etc.. Foi aqui, com esta acção, que eu me apercebi que o meu sonho poderia tornar-se mais eficaz. Assim, é meu propósito levar os alunos a terem mais gosto em escrever. Para tal, usarei o "google docs", ferramenta que nos irá proporcionar a mim e aos meus alunos uma interacção constante, onde serei mediadora dos trabalhos elaborados ao longo do ano lectivo. O objectivo deste projecto é que os alunos escrevam mais e melhor, mas têm de ler muito. Ao querer que a sua escrita seja bem feita, eles terão também de ler. Uma não pode viver sem a outra. No início do ano lectivo iniciarão com o texto narrativo, este será um dos objectivos principais, escrever bem textos narrativos, passando pelo texto dramático e finalizando com o texto poético. A prática da leitura é muito importante, até indispensável, para escrever bem.
Como ninguém inventa nada, procurei informar-me no Guião de Implementação do Novo Programa de Português, GIP - Escrita, que vai de encontro ao projecto que pretendo concretizar com os alunos e a seguir apresento:
"Ao longo do ano lectivo, os alunos fazem múltiplas leituras, quer de textos breves, quer de obras integrais mais longas. Essas práticas oscilam em dois extremos: numa análise exaustiva de textos – leitura orientada – ou em leituras solitárias, muitas vezes realizadas em casa, comprovadas através de fichas de leitura preenchidas no final da actividade – leitura recreativa. Importa que nos interroguemos quanto ao modo como essas práticas contribuem para uma efectiva apropriação dos textos, para uma construção partilhada de sentidos, para o estabelecimento das relações com outros textos, criando uma rede de significações progressivamente mais alargada e exigente.
Com a realização desta actividade, pretendo que os alunos interajam, por escrito, a partir das leituras que vão fazendo. A adesão dos alunos à actividade e a qualidade dos seus desempenhos decorrerão sobretudo da multiplicidade das interacções estabelecidas e de uma progressiva negociação de critérios de produção mais exigentes. Torna-se necessário criar um efectivo circuito de comunicação, assegurando que os diferentes registos circulem regularmente entre o aluno e os seus interlocutores.
Os interlocutores são preferencialmente os colegas de turma e a professora. Mas, como vai ser feito em linha, através do blogue, a discussão pode alargar-se a colegas de outras turmas ou até de outras escolas.
Os textos serão de diferentes formatos:
- reconto daquilo que vai lendo;
- registo de dúvidas, emoções, descobertas e desânimos;
- interpretações e opiniões sobre passagens significativas;
- relações com outros textos.
À professora e aos alunos da turma, cabe a tarefa de colocar questões, discutir interpretações, fundamentar pontos de vista pessoais, deixar-se interpelar por um texto que pode até ainda não conhecer.
Para que esta proposta seja exequível, a professora vai interagindo rotativamente com um pequeno grupo, assumindo o papel de animadora de leituras, não necessitando de fazer registos exaustivos para cada um dos alunos.
Nesta actividade, a escrita surge não como ponto de chegada, para prestar contas de uma leitura, mas como ferramenta de apoio e de aprofundamento da leitura que vai sendo feita. Trata-se de acompanhar a descoberta do texto, permitindo que o aluno utilize a escrita para construir uma leitura mais viva e pessoal. É o desenvolvimento de uma escrita com sentido e constitui para os alunos uma oportunidade para escreverem, progressivamente, textos mais adequados, mais claros, mais organizados e mais correctos.
Numerosos estudos têm demonstrado que o trabalho de escrita quer informal, quer formal, aumenta a aprendizagem, porque implica que os alunos reflictam, consolidem, elaborem, formulem hipóteses, interpretem, sintetizem, convençam.
Em síntese, escrever pode servir como veículo para pensar melhor, ao mesmo tempo que permite que os alunos explorem as diversas áreas curriculares e desenvolvam a sua literacia cultural."
Para implementar esta actividade, criarei um blogue de turma sugerindo a criação de um blogue individual para cada aluno. Todos os alunos deverão criar uma conta no gmail, a partir da qual poderão editar o seu trabalho no google docs, onde terei o lugar de mediadora.

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